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07.10.2021
Primeira infância e espaços públicos
Estratégias de acesso ao espaço público, como meios de transporte seguros e um planejamento de bairro que considere as famílias, apoiam um desenvolvimento infantil pleno, já que os bebês e crianças pequenas dependem de um ambiente limpo, saudável e estimulante. São também formas de garantir aos pequenos alguns direitos básicos de todos os que vivem nas cidades, como infraestrutura urbana, serviços públicos e lazer. O acesso à cidade contribui ainda para a construção de um pertencimento e sentimentos de comunidade, em que todos são agentes no território.
Para os bebês e crianças pequenas, o acesso aos espaços públicos está diretamente relacionado com a segurança, conforto e bem-estar que o território oferece aos olhos dos cuidadores, já que as crianças não circulam sozinhas pela cidade. Calçadas largas e bem iluminadas, travessias viárias seguras e a presença de bancos, banheiros e espaços de descanso ao longo das rotas urbanas também apoiam as famílias a ocuparem os espaços públicos.
O design urbano para famílias também considera a perspectiva de bairros, onde as famílias podem realizar suas principais atividades a pé. Um bairro que ofereça fácil acesso e promova a utilização de serviços essenciais com uma viagem curta (15 minutos) e acessível em custo vai beneficiar diretamente os primeiros anos de vida da criança, ou seja, a primeira infância. Um bairro que proporcione uma comunidade animada, solidária e segura e um entorno confortável e estimulante para o desenvolvimento de crianças pequenas e para o bem-estar de seus cuidadores.
As ruas, calçadas, praças e parques públicos permitem trocas e a criação de vínculos com a cidade e entre a comunidade. Como desbravadoras natas, as crianças estão constantemente testando e aprendendo quando interagem com o espaço e pessoas ao seu redor, e as mais simples experiências podem significar muito para seu desenvolvimento. Defendemos a promoção de lugares seguros, acessíveis, confortáveis e estimulantes para bebês, crianças e seus cuidadores e cujo uso seja promovido ativamente com o objetivo de maximizar a frequência, qualidade e intensidade de interações positivas entre crianças e seus cuidadores.