As cidades podem ser ambientes instigantes, lúdicos e apropriados para todas as idades
Para que alcancem o desenvolvimento pleno em suas potencialidades, bebês e crianças pequenas precisam de ambientes desafiadores, instigantes e interativos para crescer, mas, principalmente, seguros. É preciso oferecer a eles espaços de exploração e aprendizado, mas onde os pais também se sintam seguros. As cidades podem contribuir com a manutenção de calçadas largas, iluminadas e contínuas, em que carrinhos de bebês e crianças ainda dando os primeiros passos possam circular com tranquilidade. Travessias de pedestre constantes e a redução na velocidade das vias também são medidas importantes para que o tráfego das ruas não afaste pais e cuidadores.
Ainda mais importante é fortalecer uma agenda de conscientização dos motoristas sobre a importância de cuidar das crianças e famílias que circulam pela cidade, dando prioridade aos pedestres e ciclistas. Para que as cidades sejam seguras para a primeira infância, é fundamental que toda a sociedade se envolva. As comunidades também podem ser aliadas do poder público com a preservação de espaços limpos e com a manutenção em dia, além do uso e ocupação da cidade.
Características de ambientes urbanos seguros
O ambiente interfere diretamente no desenvolvimento infantil, especialmente nos primeiros anos de vida
Espaços públicos frequentados por crianças e cuidadores, como parques, playgrounds e praças, são diretamente afetados pelas emissões dos veículos, indústrias e outras fontes de poluição, a depender das características de cada cidade. A qualidade do ar interfere diretamente na segurança das crianças, com especial efeito para aquelas que vivem em centros urbanos. A concentração de poluentes é maior entre o nível do solo e 1 metro acima, onde ocorrem as emissões de escape do veículo, fazendo das crianças na primeira infância as maiores prejudicadas pela poluição direta. Lugares seguros para crianças devem considerar a qualidade do ar.
Nesse sentido, a exposição a espaços verdes é benéfica para o desenvolvimento infantil e pode ser uma aliada na luta contra a poluição do ar. Apoiar ações para criar, manter e proteger áreas verdes nos bairros e nos espaços escolares pode contribuir diretamente para a saúde e o bem-estar dos bebês e crianças pequenas, além de aumentar a oferta de experiências estimulantes aos pequenos.
Qualidade do ar em espaços da primeira infância
Ar puro é um direito de todos
A escola é o segundo lugar onde as crianças passam mais tempo durante o dia, então é importante que o ambiente seja favorável para o seu desenvolvimento saudável. Muitas escolas têm salas de espera para crianças perto de pontos de chegada e partida, o que pode causar a inalação de mais poluentes. É importante manter as áreas internas de escolas bem ventiladas para prevenir a entrada de poluentes. Escolas deveriam dar preferência por ventilação voltada para o interior do local, e não para fora, para estradas com um alto volume de tráfego de veículos.
Mesmo dentro das residências, os gases e partículas são a principal causa da má qualidade do ar. Muitas pessoas cozinham ou aquecem suas casas usando fogões a lenha, querosene ou carvão, e outras fontes de poluentes incluem materiais de construção e pintura. Os espaços públicos devem observar a concentração de poluentes para serem lugares seguros para crianças e cuidadores. Para crianças com problemas respiratórios pré-existentes, como asma e bronquite, essas recomendações devem ser enfatizadas, e o uso de máscaras é recomendado em dias com altas concentrações de poluentes.