A importância de brincar com elementos da natureza na primeira infância

Brincar na natureza é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, pois são ambientes livres e instigantes, propícios ao aprendizado e ao desenvolvimento da linguagem. Esse contato com elementos da natureza apoia todos os marcos de uma infância saudável – imunidade, memória, capacidade de aprendizado, sociabilidade e disposição física. Pesquisa do Programa Criança e Natureza, do Instituto Alana e da Sociedade Brasileira de Pediatria, aponta ainda que esses benefícios são mútuos: assim como as crianças precisam da natureza, a natureza precisa delas.

É brincando ao ar livre que as crianças aprendem sobre o mundo, inclusive sobre a importância de cuidar e preservar seus ambientes. A natureza também estimula relações sociais e de vizinhança mais vibrantes, pois podem se tornar espaços de convivência, lazer e brincadeiras. Para as crianças, o brincar na natureza é importante para a criatividade em formação, especialmente para aquelas crianças que estão crescendo em grandes centros urbanos.

Os elementos da natureza ajudam as crianças a criarem um senso de autorregulação e gerenciamento de riscos, estimulam a prática de atividade física, combatendo a obesidade e outros problemas, assim como influencia positivamente a redução dos sintomas de condições comuns hoje em dia, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. São inúmeros os benefícios para a saúde geral dos bebês e crianças pequenas, com consequências diretas e indiretas para pais e cuidadores.

O que as cidades estão fazendo?

Conheça iniciativas apoiadas pela rede Urban95 Brasil na construção de cidades mais amigáveis para as crianças

Na natureza são inúmeros os estímulos ao aprendizado e desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, o que pode ser um desafio para aquelas crianças que vivem em cidades. Mas existem intervenções e metodologias que podem trazer mais verde e espaços de convivência e brincar livre. Conheça algumas ações das cidades brasileiras:

Niterói

Caminhos mais verdes para pedestres e ciclistas

Em parceria com a Rede Urban95, a Prefeitura de Niterói está requalificando um trecho para pedestres e ciclistas com foco na circulação de crianças de 0 a 6 anos. O Rotas Caminháveis é um projeto intersecretarial que pensa na criação de trajetos lúdicos e interativos para proporcionar um caminhar agradável e seguro para as crianças e famílias. Ao longo de toda a rota-piloto, parte do espaço destinado para os carros foi transformado em espaço para os ciclistas e pedestres.

Uma ciclofaixa foi instalada com a pintura de “vagas verdes”, aumentando a largura da calçada e melhorando a qualidade ambiental do percurso e a segurança dos pedestres. Floreiras foram instaladas no trajeto, criando uma zona de proteção. Dezenas de vagas de carros foram retiradas, impactando na qualidade do ar e gerando menos poluição visual e experiências mais promissoras para o desenvolvimento das crianças pequenas.

Fortaleza

Microparques naturalizados mudam a cara da cidade

Fortaleza foi a primeira das cidades a criar um projeto-piloto de parques naturalizados dentro do programa Fortaleza Mais Verde. A capital cearense já conta com dois parques naturalizados, espaços urbanos verdes que oferecem mais uma opção de natureza para bebês, crianças e famílias. A ideia é utilizar elementos da natureza, como galhos e árvores, além da própria geografia local, para desenvolver espaços infantis.

Além de um espaço de lazer e descanso, “bolhas verdes” como essa ajudam a amenizar as temperaturas nas cidades, incentivam a biodiversidade, a ocupação do ambiente público e o estreitamento das relações comunitárias, mostrando como iniciativas de escala local podem beneficiar a todos. Áreas degradadas foram recuperadas para o uso de crianças e famílias, com benefícios sociais e ambientais, e transformadas em “microparques” urbanos.

Caruaru

Conectando rotas infantis com zonas verdes e saudáveis

A cidade está investindo na instalação de parques naturalizados ao longo de rotas de pedestres com o objetivo de conectar áreas escolares e espaços públicos, fazendo da circulação na cidade uma oportunidade de colocar as crianças em contato com a natureza. Caminhos mais verdes, lúdicos e seguros e que incentivam o brincar, a prática esportiva e o lazer.

As áreas ao redor dos dois parques já instalados também sofreram intervenções urbanísticas para que se tornem mais seguras para as crianças pequenas e suas famílias. Elementos de xilogravura foram inclusos para dar mais identidade e aproximar a comunidade dos espaços.