Centros de educação infantil de Caruaru (PE) aproximam crianças da natureza

Com o apoio da Rede Urban95, Caruaru (PE) tem requalificado seus espaços educativos a partir do conceito de desemparedamento: áreas verdes dentro e ao redor de centros de educação infantil proporcionam o encontro de crianças e cuidadores com a natureza, incentivando o brincar livre e a ocupação de espaços públicos.

As primeiras experiências de desemparedamento aconteceram em 2021, ano de ingresso da cidade na Rede Urban95. Sob a gestão da então prefeita Rachel Lyra, o programa Primeira Infância em Caruaru inaugurou parques naturalizados ao redor dos centros de educação infantil (CMEI) Profª Maria do Carmo Queiroz Cabral e Dom Antonio Soares de Costa. Localizados na região central, os parques foram construídos a partir da escuta e participação de crianças e da comunidade local.

“A ideia foi pensar os centros de educação como polos irradiadores de políticas públicas para a primeira infância”, detalha Swami Lima, secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da prefeitura. “A escolha é requalificar CMEIs próximas de praças e parques, prevendo seu uso não só para as crianças da escola, mas também para toda a comunidade ao redor.”

No meio de 2022, o programa Primeira Infância começou a descentralizar o projeto: cinco escolas em diversas regiões da cidade irão requalificar seus espaços, criando pátios naturalizados dentro da escola e parques naturalizados no seu entorno.

Criança brinca no parque naturalizado Estação Ferroviária, localizado na região central da cidade. Sua concepção partiu da escuta das crianças e da comunidade / Crédito: Escola de Notícias

Educação como ponto de partida

Em julho, o Estúdio +1, o Instituto Alana e a organização Ciranda da Vida realizaram atividades e formações sobre desemparedamento para as 31 CMEI da cidade. A atividade foi organizada intersetorialmente com os técnicos da Educação Infantil, e as equipes da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), e Secretaria de Governo (SEGOV).

“As atividades de desemparedamento com os educadores foram práticas, trazendo-os para os espaços abertos. Às vezes os professores não querem fazer atividades ao ar livre com as crianças por questões de segurança ou desconhecimento. A formação foi importante para mudar isto”, conta Luis Milan, arquiteto do Estúdio +1.

No início de agosto, teve início o processo de escuta na CMEI José Pinheiros: “Escutamos os professores para entender que atividades de desemparedar eles faziam e também as que não conseguiam fazer, ou por conta do espaço ou receios com relação ao contato das crianças com a natureza”, explica Marcella Rodrigues, arquiteta da Secretaria de Planejamento e Gestão. “Foi um processo muito potente, porque nós temos um olhar técnico, os educadores têm na prática, e eles nos ajudaram a pensar estratégias que favorecem e possibilitam um desemparedar mais frequente a partir do que já fazem.”

A escuta das crianças foi conduzida pelos educadores sensibilizados. Cassia de Melo, pedagoga e formadora da Secretaria de Educação, relata o processo: “As crianças falaram principalmente do desejo por brincadeiras, por brinquedos que proporcionassem escaladas e contato com a natureza. Elas também queriam muros coloridos, com imagens que representassem o cotidiano delas.”

Nos dias 8 e 9 de agosto, a comunidade escolar se dividiu em duas: enquanto alguns professores percorreram a cidade junto com parceiros técnicos em busca de materiais para a implementação do pátio naturalizado, outra parte da equipe, junto com as crianças, ajudou a fazer o reconhecimento e pintura do pátio. No dia 10, aconteceu sua implementação, com presença de Rodrigo Pinheiro, prefeito de Caruaru. A previsão é que até o final de outubro, um parque naturalizado seja inaugurado na parte externa da escola.

Pátio naturalizado dentro da CMEI José Pinheiro dos Santos / Crédito: Jorge Farias (Prefeitura de Caruaru)

Um território educador para a primeira infância 

Paralelo a este trabalho com a secretária de educação e seus atores, o programa da Primeira Infância tem estendido o processo formativo para outras secretarias. O parceiro técnico Allma Hub tem levado a campanha Brincar Livre para formar gestores, arquitetos e equipes técnicas das secretarias de saúde e meio ambiente. “A longo prazo, queremos levar o Brincar Livre como uma campanha para todos os equipamentos, requalificando os espaços públicos e serviços a partir da infância”, explica Swami.

O Estúdio +1 tem visitado equipamentos e feito processos de sensibilização com as secretarias sobre desemparedamento e a importância da ocupação de espaços públicos por crianças e cuidadores. Há previsão de criação de parques e pátios naturalizados próximos a postos de saúde e também em parques já existentes da cidade.

“Inspirados por este trabalho com a Secretaria de Educação, queremos levar o desemparedamento para outros equipamentos, criando conversas e projetos intersecretariais. No futuro, a ideia é que os territórios da cidade estejam interligados por esta noção de desemparedamento para a primeira infância”, conclui Luís.