Crianças nas ruas: como garantir espaços brincantes e seguros

Crianças nas ruas brincando nas praças, nos parques, correndo nas calçadas e derrubando os muros imaginários que nos separam dos territórios. Quantas crianças moradoras das metrópoles têm a oportunidade de experimentar aquele saudoso ideal de infância marcado por brincadeiras de rua e autonomia para viverem o bairro sozinhas, garantindo a mobilidade para primeira infância?

Bebês e crianças pequenas precisam de cidades seguras e saudáveis, em que serviços essenciais sejam acessados facilmente e que permitam interações saudáveis e de afeto com adultos.

Para serem consideradas seguras, as ruas devem incluir acessos contínuos para pedestres, infraestrutura adequada ao ciclismo, sinalização e iluminação adequadas, controle de velocidade nas vias e na emissão de poluentes. 

Para que isso aconteça, é necessário atuação da gestão urbana local para controlar a velocidade em ruas próximas de escolas ou creches, por exemplo, pois a sensação geral de segurança influencia diretamente a presença de crianças nas ruas

Quando os cuidadores não se sentem seguros nos espaços públicos, não podem proporcionar autonomia para as crianças incentivando o uso desses espaços. Assim, é fundamental que as ruas atendam a essas necessidades e apoiem os pais no cuidado com os pequenos. É preciso também que a gestão pública invista em programas de educação no trânsito, para que crianças e cuidadores se tornem familiarizados com as regras locais.

Bons exemplos pelo mundo

Fechar o tráfego de veículos em intervalos de tempo regulares garante a todos um espaço público seguro para brincar, se encontrar, fazer exercícios e respirar ar limpo. No Brasil, esses fechamentos temporários geralmente são realizados pelo departamento de transportes com a colaboração dos departamentos de serviços sociais, educação, saúde, parques, jardins e/ou cultura e podem ser um primeiro passo em direção a soluções permanentes, difíceis de serem implementadas sem o apoio do cidadão local.

Na Cidade do México, no México, sob uma iniciativa do laboratório de inovação urbana LabCDMX, o governo fecha ruas regularmente na frente de escolas de bairros desfavorecidos para oferecer oportunidades de brincar ao ar livre. 

Em Libreville, no Gabão, o projeto Closing Streets for Children to Play (Fechando Ruas para as Crianças Brincarem, em português) cria espaços seguros para crianças nas ruas, em alinhamento com a tradição local mais abrangente de reivindicação das ruas para eventos sociais, como casamentos. 

Bristol, no Reino Unido, tem uma forte tradição de brincar nas ruas. Estudos mostraram que isso aumenta a interação entre vizinhos, o que incrementa o bem-estar dos cuidadores. 

Há mais de 40 anos em Bogotá, na Colômbia, e agora em toda América Latina, o fechamento regular e temporário de ruas, realizado pelas prefeituras, encoraja o uso da bicicleta, o caminhar e o encontro entre pessoas. Essa estratégia é extremamente popular entre famílias e oportuniza o brincar ao ar livre e a coesão social.