Fortaleza torna-se referência para a primeira infância com parques naturalizados

09/01/2021 Blog

A Rede Urban95 trouxe novas perspectivas para a proposta de microparques em Fortaleza, apresentando os parques naturalizados como solução para favorecer o contato da primeira infância com a natureza. Com participação da comunidade, o projeto está desenvolvendo os “parques de bolso” Seu Zequinha e José Leon, mas pretende-se que os dois possam ser modelos para outros 40 espaços. 

A estratégia da cidade contou com o apoio técnico do projeto Ciranda da Vida e do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana. A ideia é dar escala ao Fortaleza Mais Verde, programa municipal voltado à recuperação de espaços degradados e expansão de áreas verdes.

A experiência de Fortaleza comprova que os ambientes naturais promovem a saúde e o bem-estar de toda a comunidade, das gestantes e bebês aos mais idosos. Como elemento essencial para a saúde física, mental e emocional, o contato com a natureza ensina sobre o respeito a todas as formas de vida e contribui para o desemparedamento das crianças, inclusive nas escolas. 

Os parques naturalizados estão transformando a experiência de crianças e suas famílias nos espaços públicos, como um convite à ocupação das cidades e um lembrete sobre a importância do contato com a natureza. Para os gestores locais, o convite é para repensar o potencial das áreas urbanas e como espaços esquecidos podem virar áreas de convivência, brincadeira e descanso para a comunidade. 

O que são parques naturalizados?

Espaços planejados para oferecer contato com a natureza em ambientes urbanos

São espaços multifuncionais, ao ar livre, desenvolvidos a partir de elementos naturais e com diversas possibilidades de interação, exploração e descobertas para as crianças. Buscam incentivar o brincar livre, a convivência, o vínculo com o espaço público, com a natureza e o prazer de estar a céu aberto. A disposição dos mobiliários e as estruturas levam em conta a idade e as necessidades das crianças de várias idades, além do conforto dos cuidadores.

O conceito desses espaços se baseia no uso de elementos naturais e na geografia local para pensar o desenho de equipamentos e mobiliário que seja educativo, instigante e que incentive intervenções criativas e a interação com outras crianças. São utilizados troncos, galhos e a própria vegetação dos terrenos para criar lugares de convívio e brincadeira mais livres, com múltiplas possibilidades de movimento, relaxamento ou encontro, especialmente pensando em crianças e suas famílias. 

Os parques naturalizados devem oferecer possibilidades de desafios que não representem riscos reais para a integridade das crianças, como rampas, árvores para subir e bancos de areia. Como estratégia urbana, os parques naturalizados e microparques são boas soluções para a transformação de áreas abandonadas, revitalizando locais perigosos rapidamente e com baixo custo. Esse foi o caso do parque Seu Zequinha, anteriormente uma área degradada da cidade. 

Para a comunidade, são fontes de sombra e alimentos no espaço público, vinculam a comunidade com o espaço público e conectam os adultos com experiências da sua infância. Os parques naturalizados também são uma forma simples e econômica de ampliar a rede de áreas verdes urbanas, melhorando a qualidade do ar e o bem-estar ambiental para todos. Cidades mais verdes são boas para bebês, crianças pequenas e todos nós!