Prefeitura de Brasileia recebe equipe Urban95 para planejar novas ações voltadas à primeira infância na cidade

A Urban95 Brasil marcou presença na cidade de Brasileia durante esta semana. Entre os dias 22 e 24 de novembro, ministraram oficinas para a equipe da prefeitura a assessora de projetos do Instituto Cidades Sustentáveis, Carol da Terza, a gerente do Projeto Planos Primeira Infância, do Instituto da Infância (Ifan), Neilza Buarque, e o coordenador do instituto, Fellipe Dias. As oficinas pela primeira infância aconteceram no Centro de Convivência do Idoso de Brasileia e foram encerradas com a entrega de certificados para todos.

Diversas secretarias estiveram nos encontros, além de participantes do Comitê Intersetorial da Primeira Infância, estabelecido em 2020 na cidade. A prefeita Fernanda Hassem acompanhou todas as atividades, assim como membros do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro serviu como oportunidade de troca de experiências e boas práticas entre todos os agentes locais engajados na pauta da primeira infância.

Primeira Infância - Brasiléia

Servidores e equipes participaram de encontros de formação e planejamento da cidade para a primeira infância.

A prefeita reforçou a importância do evento para o planejamento da cidade em ações pela primeira infância. “Nossa equipe está muito determinada a fazer com que Brasileia seja uma cidade que protege e cuida de suas crianças. Agradecemos todo carinho da Rede com a nossa cidade”, afirmou.

Ao final das atividades, a equipe técnica da Rede Urban95 dedicou-se ao mapeamento de espaços e equipamentos públicos com potencial de receberem intervenções com o olhar dos bebês, crianças pequenas e cuidadores. Esses espaços são postos de saúde, escolas, creches, instituições de assistência e outros potenciais do espaço urbano, como praças e parques. Com essas informações em mãos, a cidade ganha uma ferramenta para olhar seu território de forma mais integrada e pensar em novas intervenções que tenham como foco as prioridades de bebês, crianças pequenas e cuidadores.

A semana foi encerrada com encontros individuais com o secretariado da cidade e uma reunião de alinhamento com a prefeita, em que foram apresentados os resultados do trabalho da equipe técnica e sugestões para a atualização do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) de Brasileia. O Plano contará com a participação de vereadores, equipes da prefeitura e sociedade civil.

Sobre o Projeto Planos Primeira Infância

Parceria do Instituto da Infância com a Fundação Bernard van Leer e Instituto Cidades Sustentáveis, o Projeto Planos Primeira Infância tem como objetivo qualificar a governança municipal da primeira infância em dez municípios que fazem parte da Rede Urban95. Desenvolver Planos Municipais pela Primeira Infância (PMPI) é uma das estratégias para garantir e incluir na agenda da gestão pública tais contribuições à população dessa faixa etária da infância.