Prefeitura de Fortaleza celebra o Dia das Crianças com a inauguração de seu segundo parque naturalizado

A inauguração do micro parque Seu Zequinha marcou o 12 de Outubro na capital Fortaleza, que conta agora com mais uma oferta de área verde para bebês, crianças e famílias. Além de um espaço de lazer e descanso, “bolhas verdes” como esta ajudam a amenizar as temperaturas nas cidades, incentivam a biodiversidade, a ocupação do ambiente público e o estreitamento das relações comunitárias, mostrando como iniciativas de escala local podem beneficiar a todos.

Créditos: Felipe Cardoso | Escola de Notícias

O espaço foi planejado com apoio da Rede Urban 95, apoio técnico do Jardins das Brincadeiras e do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana. O desenho do micro parque contou ainda com o olhar da iniciativa Pé de Infância, idealizada pela parceira técnica Allma Hub Criativo.

Para a inauguração, uma grande bolha cinza foi colocada entre os brinquedos do parque, uma instalação que denuncia a urgência climática e a necessidade de que a redução dos níveis de poluição se torne uma agenda de todos. Sabemos que seus impactos sobre a saúde e o desenvolvimento infantil são maiores do que entre adultos, e afetam até mesmo aqueles que ainda não nasceram. Combater a poluição é urgente para que as crianças tenham boas condições para seu desenvolvimento integral.

parque naturalizado

Créditos: Prefeitura de Fortaleza

Por um brincar livre e natural

Os parques naturalizados trazem para os espaços mais ocupados por bebês, crianças e cuidadores, recursos naturais que incentivam o brincar livre e em contato com a natureza, elementos férteis para o desenvolvimento infantil. Seu conceito resgata a conexão com a natureza e suas tantas possibilidades de interação, exploração e descobertas, com mobiliários e estruturas que levam em conta as necessidades das crianças de várias idades, desenhos mais educativos, instigantes e que incentivem intervenções criativas e a interação. 

Troncos, galhos e a própria vegetação dos terrenos abrem possibilidades de convívio e brincadeira, com infinitos movimentos e desafios adequados a cada idade, de forma que não representem riscos reais para a segurança das crianças.

Para a comunidade, os parques naturalizados são um convite à ocupação das cidades e um lembrete sobre a importância do contato com a natureza, além de uma forma simples e econômica de ampliar a rede de áreas verdes urbanas, melhorando a qualidade do ar e o bem-estar ambiental para todos.

Para implantação dos micro parques de Fortaleza foram realizadas escutas com crianças e seus cuidadores, processo que trouxe novas ideias e sugestões de melhoria. A cidade contou ainda com a aplicação do recurso-semente da iniciativa Urban95.

Uma rede verde para Fortaleza

Créditos: Prefeitura de Fortaleza

A primeira área verde implementada como parque naturalizado, o micro parque José Leon, fica no bairro Parque Manibura, e agora é a comunidade de Barra do Ceará que conta com um espaço verde de uso coletivo, em substituição a antigas áreas degradadas ou abandonadas. 

O projeto já mapeou 300 espaços potenciais para sofrer intervenção em Fortaleza e prevê continuações, com a inauguração de micro parques em bairros espalhados por todo o território urbano, formando uma rede de áreas verdes interligadas. 

Com o pleno funcionamento do micro parque Seu Zequinha, a ideia agora é que um trabalho intersetorial possa aproximar o espaço de diferentes públicos, para que a cidade possa realmente adotar a área. Novos usos também estão sendo pensados em parceria com outras secretarias, como espaço auxiliar para as escolas municipais e creches,  por exemplo. 

Esse modelo também incentiva a mobilidade ativa, o uso dos espaços públicos e um estilo de vida mais saudável e sustentável para aqueles que estão nas cidades, principalmente os mais novos. 

micro parque Seu Zequinha

Créditos: Felipe Cardoso | Escola de Notícias

No dia do evento, o prefeito José Sarto também anunciou que Fortaleza vai desenvolver um Marco Regulatório para o Monitoramento da Qualidade do Ar na cidade com apoio da Parceria por Cidades Saudáveis, da Bloomberg Philanthropies. A iniciativa, que tem colaboração da ONU e da Vital Strategies, contempla um apoio de US$ 75 mil para o planejamento e execução do projeto, mais uma conquista para a cidade.