Tecnologia na infância: riscos e oportunidades

11/02/2022 Blog

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o uso de telas e tecnologia na infância, mesmo que de forma passiva, está associado a inúmeros impactos no seu crescimento e desenvolvimento, como na primeira infância, atrasos na fala e linguagem, transtornos de sono, transtornos mentais futuros, déficit de memória e atenção, além de outros distúrbios.

Para apoiar famílias e educadores com informações sobre o uso de tecnologia na infância, em fevereiro de 2020, com o mote #MenosTelas #MaisSaúde, a SBP lançou o Manual de Orientação, que tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes em contato constante com tecnologias digitais, como smartphones, computadores e tablets. Veja algumas recomendações do material:

  • “Evitar a exposição de crianças menores de dois anos às telas (nem passivamente!);
  • Limitar o tempo de telas ao máximo de 1 hora/dia para crianças com idades entre dois e cinco anos, e sempre com supervisão de pais/cuidadores/ responsáveis;
  • Limitar o tempo de telas ao máximo de 1-2 horas/dia para crianças com idades entre seis e 10 anos, ainda com supervisão de pais/responsáveis;
  • Não permitir que as crianças e adolescentes se isolem em ambientes com televisão, computador, tablet, celular, smartphones ou com uso de webcam. É preferível estimular o uso nos locais comuns da casa;
  • Para todas as idades: nada de telas durante as refeições e desconectar 1-2 horas antes de dormir;
  • Oferecer alternativas de atividades esportivas, exercícios ao ar livre ou em contato direto com a natureza, sempre com supervisão responsável;
  • Criar regras saudáveis para o uso de equipamentos e aplicativos digitais, além das regras de segurança, senhas e filtros apropriados para toda família, incluindo momentos de desconexão e mais convivência familiar.”

Por outro lado, com todos esses cuidados, o uso seguro e responsável de tecnologia na infância é um direito e também traz benefícios. A SaferNet, que trabalha com o tema há mais de 15 anos, defende a posição de que, em si, a internet não oferece riscos, o necessário é observar as formas de seu uso. O mundo digital oferece um rico potencial para o desenvolvimento infantil e fontes de interação para as crianças. O importante é manter o olhar atento e crítico sobre o ambiente digital, garantindo que crianças e cuidadores sejam capazes de desfrutar efetivamente de seus benefícios. 

“Se elas estão à deriva, ficam mais vulneráveis. A ideia é as crianças poderem estar sozinhas [no ambiente digital], seguras e com postura crítica. Sozinhas, quando a idade permitir, com capacidade de se perceber como um sujeito ativo dessa sociedade, e não apenas como um consumidor de informações”, assegura Rodrigo Nejm, diretor de educação da SaferNet Brasil no evento “Ser criança no mundo digital”, realizado pelo Instituto Alana.

Como denunciar violação de direitos das crianças na internet

Caso encontre imagens, vídeos, textos, músicas ou qualquer tipo de material que seja atentatório aos Direitos Humanos, é possível fazer a denúncia no site da SaferNet.

Contando com procedimentos efetivos e transparentes para lidar com as denúncias, a SaferNet Brasil disponibiliza um serviço de recebimento de denúncias anônimas de crimes e violações contra os Direitos Humanos na internet. Além disso, dispõe de suporte governamental, parcerias com a iniciativa privada, autoridades policiais e judiciais.