Bebeteca – Guia prático para implementação

Este manual visa incentivar e viabilizar a criação de espaços de estar para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores em equipamentos como creches, centros de referência de assistência social (CRAS) e unidades básicas de saúde. Traz orientações conceituais e técnicas para a produção de mobiliários modulares, incentivando também que os equipamentos insiram elementos da cultura na implementação das bebetecas. A publicação é do Estúdio +1 e da Onírica Urbe.

Todos os modelos de mobiliário estão disponíveis para download.

Bebeteca: Espaço de encontros e descobertas em família

Bebetecas são espaços construídos para bebês de 0 a 3 anos, onde cada mobiliário, brinquedo e livro incentiva a autonomia, a ludicidade e o desenvolvimento físico, motor e sociomocional dos pequenos.Nesta dupla publicação, criada pelo Instituto Descobrir Brincando em parceria com a iniciativa Urban95, são apresentadas referências teóricas e práticas de como implementar bebetecas.

O Guia de Apresentação traz princípios teóricas sobre bebetecas, a importância da mediação nestes espaços e também exemplos no Brasil e no mundo. Já o Guia de Implementação traz dados como especificações técnicas, atividades formativas para mediadores, pacotes de comunicação e outras ferramentas para a construção das bebetecas.

Guia de Apresentação
Guia de Implementação

Projetos de leitura para a primeira infância – Balaio de Livros

A publicação Projetos de Leitura para a Primeira Infância é uma coletânea de conteúdos e referências sistematizados a partir da consultoria realizada pela iniciativa Balaio de Livros com Alcinópolis (MS), Teresina (PI) e Uruçuca (BA) nos últimos meses. Nesse material, vocês vão encontrar dicas de montagem de acervo e de atividades de sensibilização, além de sugestões de como montar um plano de ação para projetos literários na sua cidade. A iniciativa Balaio de Livros é do CECIP Centro de Criação de Imagem Popular, com apoio da FvL.

Checklist Equipamentos Amigos da Primeira Infância

Guia que apoia gestores e técnicos a analisar se os equipamentos da cidade estão aptos a atender as necessidades da primeira infância e seus cuidadores. O material traz critérios para avaliar os equipamentos, considerando espaços externos e internos, comunicação visual, áreas do entorno, programação e atividades. Ele também está recheado de dicas sobre pinturas e grafismos brincantes, mobiliário lúdico, espaços de brincar naturalizados, e muito mais! O checklist é uma realização do Ateliê Navio em parceria com o CECIP Centro de Criação de Imagem Popular.

Jornada Online Primeira Infância – JOPI 2

A segunda edição da JOPI foi desenhada para apoiar supervisores e multiplicadores na orientação e capacitação dos visitadores do Programa Criança Feliz para o atendimento às famílias gestantes, com crianças até 3 anos e com crianças até 6 anos do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A experiência de aprendizagem é multiformato – audionovelas, vídeos, textos e quizzes – em uma plataforma virtual de aprendizado rápido com navegação em formato de redes sociais. A jornada é constituída por 4 trilhas: Gestante, Uso de telas, Criança com deficiência e a trilha bônus Liderança.

Jornada Online Primeira Infância – JOPI

A JOPI foi desenhada para apoiar os atores do Programa Criança Feliz, do Ministério da Cidadania, durante a visitação domiciliar do público prioritário do programa. Sua experiência de aprendizagem é multiformato, considera as diferentes formas de aprender e é 100% remota, pelo WhatsApp. A jornada é constituída por 5 sessões de aprendizagem e os temas principais são: abordagem com as famílias, rotina de cuidados, brincar e desenvolvimento motor.

Mês da primeira infância: um guia para cidades Urban95

O guia é um material de apoio e incentivo para cidades que estão se preparando para o Mês da Primeira Infância, que acontece em agosto. A publicação traz ideias de atividades voltadas a crianças, cuidadores, gestores e profissionais da rede de apoio, além de sugestões de como criar uma programação inclusiva, diversa e descentralizada.

Guia de acolhimento familiar

Criado pela Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora, do qual a Fundação Bernard van Leer e organizações parceiras participam, este guia proporciona uma compreensão ampla sobre o que é o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e suas principais características, parâmetros e benefícios para crianças e/ou adolescentes acolhidos.

Leitura literária: o livro como mediador de encontros

A publicação propõe estratégias para aproximar crianças pequenas da literatura. A cartilha sugere formas de mediar leitura, formas de escolher livros, e também como montar ambientes propícios para momentos literários para a primeira infância e seus cuidadores.

Álbum do bebê “Nossa História”

A publicação lúdica e sensível possibilita o registro dos primeiros 1000 dias do bebê, período que compreende da gestação aos dois anos de vida e que é fundamental para a construção de uma infância e uma vida adulta saudáveis. Feito para ser preenchido com informações e memórias dessa etapa, o material traz também sugestões e dicas sobre paternidade positiva, redes de apoio, educação não violenta, brincar livre e na natureza, o uso dos espaços urbanos, além de amamentação, vacinação e direitos da gestante, da família e do bebê. O álbum foi produzido pelo CECIP, em parceria com a Pistache Editorial e a Descobrir Brincando.

Publicação para impressão (ideal para gráficas) >>
Vídeo >> 

Pé de Infância – Cantar, brincar e contar histórias

Dentro desse kit, criado em parceria com especialistas em mudanças de comportamento da organização Allma Hub Criativo, você encontra uma série de vídeos que mostram a importância de atividades como a hora do banho, hora do recreio, hora da história, além dos cuidadores incentivando os filhos pequenos a participarem das tarefas do dia a dia, como lavar uma moto. Também mostra que as interações e as brincadeiras podem ser criadas de maneira divertida e usando objetos do dia a dia, como, por exemplo, batatas.

Pé de Infância – Cria na Paz

A campanha Cria na Paz propõe uma série de ferramentas para abordar a educação não violenta, e conta com minivídeos da psicanalista e escritora Elisama Santos. As ferramentas incluem materiais de comunicação para espaços públicos, posts para redes sociais, ideias para comunicação com cuidadores e estão disponíveis gratuitamente nos sites da campanha, que faz parte do Pé de Infância, iniciativa da Urban95 em parceria com a Allma Hub.

Assista aos vídeos >>
Acesse a caixa de ferramentas >>

Pé de Infância – Brincar Livre

A campanha Brincar Livre traz ferramentas que incentivam a brincadeira em momentos do cotidiano como forma de fortalecer vínculos, e teve consultoria do pediatra e sanitarista Daniel Becker. As ferramentas incluem materiais de comunicação para espaços públicos, posts para redes sociais, ideias para comunicação com cuidadores e estão disponíveis gratuitamente nos sites da campanha, que faz parte do Pé de Infância, iniciativa da Urban95 em parceria com a Allma Hub.

Assista aos vídeos >>
Acesse a caixa de ferramentas >>