Pelotas adere ao projeto Pé de Infância

Cidade comemora 4 anos do Pacto pela Paz com assinatura de adesão ao projeto da Rede Urban95 e plantio coletivo

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, assinou termo de compromisso para adesão ao projeto Pé de Infância, da Rede Urban95, na quarta-feira (11/08). As ações realizadas se integram ao eixo Urbanismo do Pacto Pelotas pela Paz, que pensa a ocupação dos espaços e intervenções que aumentem a segurança na cidade e incentivem a cultura de paz.

Pé de Infância - Pelotas

Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, assina termo de adesão ao Pé de Infância

Na data, a cidade de Pelotas celebrou os quatro anos do Pacto pela Paz com a apresentação de indicadores criminais decrescentes no município desde 2017, comprovando o sucesso da iniciativa. Para a prefeita do município, os dados comprovam “que a cidade está no caminho certo e, ao mesmo tempo, serve como compromisso com o futuro. Precisamos manter essa queda e realmente fincar a bandeira da paz no nosso município”, completou Paula.

Durante a comemoração, foi realizado o plantio de flores em um canteiro intitulado “Vidas que Florescem”. O ato representou as 181 vidas preservadas a partir da implementação do Pacto Pelotas pela Paz.

O projeto Pé de Infância chega a Pelotas com grande potencial para reforçar os projetos que já estão pensando a cultura de paz como parte do eixo de mudança de comportamento nos espaços públicos e nas oportunidades que moldam os primeiros seis anos cruciais da vida das crianças.

Com ações para incentivar o cantar, o brincar e a contação de histórias para os pequenos, oferece uma Caixa de Ferramentas para ajudar cuidadores de crianças pequenas a incluírem esses três comportamentos fundamentais em suas rotinas diárias.

A Caixa de Ferramentas foi criada por uma equipe de multiprofissionais e se divide entre materiais institucionais, guias e manuais e ideias de ações para a mudança de comportamento. A iniciativa visa ao cuidado de crianças de 0 a 6 anos, mas traz benefícios para toda a comunidade, afinal, uma cidade boa para crianças é boa para todos nós.