Workshop em parceria com a Nacto discute intervenções urbanas e estratégias para melhorar o acesso e qualidade das experiências na infância em exercício coletivo
“Esse é o meu momento favorito, onde podemos imaginar o cenário dos nossos sonhos para incluir bebes, crianças e cuidadores nas cidades, mãos a obra!” E assim, com muita inspiração, Skye Duncan recebeu cidades da Rede Urban95 para um workshop online sobre o planejamento sob a perspectiva das crianças pequenas, que ocorreu na última quinta (06.05).
Na continuidade do webinar que reuniu recentemente as cidades da Rede, a representante da NACTO (National Association of City Transportation Officials) facilitou exercícios interativos com as possibilidades de intervenções urbanas, e a cidades puderam trocar informações sobre as ações que estão executando localmente. Estiveram presentes representantes de Campinas (SP), Caruaru (PE), Pelotas (RS) e Niterói (RJ), além de consultores da NACTO e da Rede Urban95.
Pelotas compartilhou as experiências com o Rotas da Primeira Infância, que fez intervenções com foco no uso de pedestres e ciclistas, criando conexões entre serviços de saúde, educação e áreas próprias para crianças, inclusive um micro parque. No principal acesso viário há agora uma ciclovia, de um lado, e de outro uma larga calçada.
Em seu recém aprovado Plano de Mobilidade, a cidade regulamentou temas e prioridades em muita sinergia com a ideia de uma cidade amiga da criança, como o foco na equidade, o incremento do transporte ativo, a inclusão social e acessibilidade, perpassada por elementos de uma gestão democrática.
“O desafio agora é incrementar o projeto com intervenções gráficas e mobiliário urbano (mobiliário urbano lúdico) para podermos replicá-lo pela cidade, gerando uma transformação com potencial de impacto em Pelotas”, conta a arquiteta e urbanista da Prefeitura Municipal, Carmem Roig.
Em Caruaru, o foco está sendo a mediação entre crianças e espaços públicos a partir do lúdico, especialmente em áreas de acesso a equipamentos educacionais no centro da cidade. Em diálogo com um projeto mais amplo de transformação de zonas degradadas, as intervenções têm como eixo central a relação entre infância e mobilidade ativa.
Secretário de Planejamento de Caruaru, Swami Lima apresentou a próxima etapa de execução pela Prefeitura, onde características locais serão aproveitadas no conceito de parques naturalizados. “Nossa ideia é conectar o centro de educação infantil, que está na região central da cidade e próximo à linha férrea, com outros serviços e espaços públicos próprios para as crianças. Que se tornem vias mais agradáveis, seguras e verdes”, completou.
A equipe da Prefeitura de Campinas compartilhou com o grupo um projeto desafiador de intervenção na zona central da cidade, que prevê a requalificação da área com estratégias voltadas ao uso da comunidade. Mas não é de hoje que o município vem desenvolvendo políticas urbanas com foco nos pedestres, no uso dos espaços de bairro e proteção à primeira infância.
O Plano pela Primeira Infância Campineira indica a inserção dos bebês e crianças pequenas na cidade e a necessidade de adaptá-la a este público. De forma complementar, o Plano Diretor de 2018 e o Plano Municipal de Mobilidade priorizam políticas para pedestres e a redução de acidentes. O novo plano de requalificação da área central segue as mesmas diretrizes: pedestres e ciclistas devem ter prioridade.
“Conectar áreas urbanas e zonas verdes com foco na criação de uma cidade para as pessoas, é essa nossa meta”, resume Daniela Zacardi, Arquiteta da Prefeitura de Campinas.
Helena Porto compartilhou os avanços da experiência de Niterói, que tem trabalhado em um projeto ousado de intervenções urbanas, criando áreas verdes e agradáveis com foco nas crianças e no acesso da comunidade.
Já em funcionamento, o projeto CaminhaNit mistura mobilidade, educação e sustentabilidade em trajetos guiados entre casa e escola. Agora a cidade trabalha em um piloto inovador, a construção de uma rota caminhável que integre CaminhaNit, programas de monitoramento da qualidade do ar e a implementação de micro parques.
“Nosso planejamento inclui a priorização de alguns territórios e a participação da comunidade, especialmente crianças, na formatação das intervenções. Esperamos que o Rotas Caminháveis possa ser replicável em outras áreas da cidade”, completa Helena.
Brincadeira interativa para pensar a cidade perfeita
Na segunda parte da atividade a equipe da NACTO mediou um jogo interativo para que as equipes exercitassem o planejamento de espaços urbanos voltados aos pedestres e ciclistas. Alargamento de calçadas, implantação de ciclovias, vias exclusivas para ônibus e, mesmo a criação de parques e pequenas praças, foram colocados em um quebra-cabeça virtual para acesso de todos.
A atividade foi uma oportunidade de exercitar ferramentas já conhecidas pelos planejadores urbanos, mas de uma forma diferente, inovando o pensamento sobre caminhos e soluções para as demandas de cada uma das cidades. A brincadeira rendeu inspiração e boas ideias que as equipes levarão para suas cidades, onde seguirão trabalhando no desenvolvimento das intervenções locais.
“A resistência é gigante na luta contra os carros e por uma cidade que acolha as pessoas, mas em um ano tão difícil para todo o mundo, é inspirador poder trabalhar para pensar cidades melhores”, afirmou Carmem Roig, da Prefeitura Municipal de Pelotas.
A Rede Urban95 é uma iniciativa da Fundação Bernard van Leer e do Instituto Cidades Sustentáveis, reunindo 14 cidades em defesa da primeira infância (cidades das crianças) com o objetivo comum de desenvolver e fortalecer programas e políticas para crianças de 0 a 6 anos de idade. Recentemente, integraram a Rede as seguintes cidades: Aracaju (SE), Brasiléia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS) e Ubiratã (PR).
A iniciativa visa estimular os municípios a incorporar, no planejamento e na gestão, o foco no desenvolvimento da primeira infância a partir de ações e políticas públicas efetivas neste campo. Este webinar é parte de uma série de capacitações do programa.