Espaço público e formação na primeira infância: qual a relação?

03/01/2022 Blog, Primeira infância

Investir na primeira infância é construir uma cidade melhor para todos nós

O transporte sustentável inclusivo e o desenvolvimento urbano centrado na primeira infância podem transformar nossas cidades em lugares onde as crianças se desenvolvem plenamente com saúde e bem-estar. Cidades que podem ser percorridas a pé tornam escolas e serviços mais acessíveis e aproximam os espaços públicos da comunidade. Cidades e sistemas de transporte que atendam e incluam as necessidades de bebês, crianças pequenas e cuidadores são melhores para todos.

Opções mais amigáveis para o deslocamento na cidade podem ainda reduzir as emissões de poluentes e apoiar a resiliência urbana, a saúde e a qualidade de vida em geral. Por parte das cidades, seu papel é incentivar que cuidadores e crianças pequenas possam ir a serviços de saúde, creches e espaços verdes caminhando, de bicicleta ou com opções de transporte público barato e acessível. 

Planejar cidades a partir da perspectiva dos 95 cm – a altura média de uma criança de 3 anos – oferece oportunidades para que bebês, crianças pequenas e pessoas que cuidam deles tenham não apenas o direito de viver nos centros urbanos, mas também de usufruir de todas as suas oportunidades e serviços. Espaços públicos para crianças incluem elementos lúdicos que instiguem o cantar, o brincar e a exploração. 

O espaço da cidade é onde as crianças pequenas encontram novas referências para seu desenvolvimento, aguçam a criatividade e criam os primeiros laços sociais fora das famílias. Esse ambiente tem influência direta sobre a experiência das crianças, podendo incluir intervenções mais lúdicas e interativas. Cores, pinturas urbanas e outras ações que interajam com a população são estratégias interessantes, especialmente em locais com grande circulação de crianças.

A cidade a uma distância de 15 minutos caminhando

Bairros oferecem espaços de socialização e aproximam as comunidades locais

Ao investir na construção de ambientes urbanos que promovam um desenvolvimento cerebral saudável em todas as escalas, estaremos ajudando a melhorar a vida de milhões de pessoas e a desenvolver bons cidadãos para o futuro. Para isso, é importante que os cuidadores de crianças na primeira infância tenham condições de oferecer cuidado e o apoio essencial, como ruas e calçadas seguras, condições de mobilidade adequadas, acesso a espaços públicos seguros, limpos e estimulantes.

Pensando na escala de acesso das famílias, o conceito de cidade de 15 minutos resume a proposta de planejamento para crianças, pois ajuda as famílias a se deslocarem de forma mais rápida e confortável aonde precisem ir. Os serviços necessários para a primeira infância devem estar situados a 15 minutos de distância a pé de onde moram as famílias, e as ruas devem priorizar modos de transporte mais seguros.

Ao vivenciar a cidade como uma criança pequena, podemos ajudar as lideranças das cidades a pensarem em soluções para os enormes desafios que enfrentam na gestão pública e que ameaçam a qualidade de vida para todos. Afinal, as crianças têm necessidades que garantem melhores ambientes urbanos para idosos, pessoas com restrição de mobilidade, etc. Espaços públicos para crianças são mais vibrantes, acessíveis e interessantes, com benefícios para diversos aspectos da vida em comunidade.