Fortaleza retoma Leitura na Praça por toda a cidade

Sabendo da importância da leitura como estímulo ao desenvolvimento integral na primeira infância, a Prefeitura de Fortaleza, cidade que integra a Rede Urban95, desenvolve desde 2019 o projeto Leitura na Praça, que oferta livros infantis, atividades de leitura e contação de histórias em espaços públicos da capital cearense. O programa estava paralisado em função da pandemia, mas acaba de ser retomado e já empolga crianças de várias idades. A intenção é passar dos 50 quiosques de leitura por todos os bairros.

Fortaleza - Leitura na Praça

Projeto de incentivo à leitura é retomado em Fortaleza (Crédito: Prefeitura de Fortaleza)

Quiosques metálicos são instalados em praças e parques, como uma espécie de biblioteca móvel, e recebem um kit com 30 títulos, sendo 12 exemplares de cada, totalizando 360 livros em cada stand. O acervo abrange a faixa etária de 0 a 12 anos.

A instalação dos stands de leitura conta com a participação direta da comunidade, que recebe capacitações para a autogestão dos espaços. O responsável atua de forma voluntária, firmando um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Fortaleza para definir o horário de funcionamento e o sistema de organização daquele espaço de leitura.

O programa Leitura na Praça segue orientações do Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza (PMPIF), criado pela Lei n.º 10.221, de 13 de junho de 2014. Como forma de integrar as políticas municipais de cuidado e promoção da cidadania entre crianças de 0 a 6 anos, o Plano indica um olhar para a cidade pela perspectiva das crianças, e o incentivo à leitura em espaços públicos é um bom exemplo de ação concreta para os pequenos.

Com apoio da Rede Urban95 Brasil, a cidade também está realizando intervenções do projeto Pé de Infância nos espaços onde o Leitura na Praça acontece, integrando cores, formas e músicas ao espaço urbano e arredores. Ao lado de cada quiosque de leitura, a prefeitura pretende realizar intervenções lúdicas e que estimulem o acesso à cidade e a circulação de bebês, crianças e cuidadores.

Conheça também: Instituto Cidades Fortaleza