O mundo sob o olhar de uma criança

02/12/2021 Blog, Primeira infância

Os primeiros anos são os mais importantes para a formação humana

Reforçamos a importância de pensar em cidades mais acolhedoras para a primeira infância porque sabemos que as experiências que vivenciamos nesse período terão reflexos por toda a sua vida, inclusive na personalidade e capacidades quando adulto. Mas é nessa fase também que somos mais criativos, verdadeiros exploradores do mundo que começamos a conhecer melhor. O olhar de uma criança pequena não tem preconceitos nem amarras, mas está disposto a conhecer o novo de forma curiosa.

O aspecto lúdico no planejamento urbano que considera as crianças pequenas pode ser uma inspiração para a construção de cidades mais interativas, vibrantes e alegres, inclusive para os adultos. Pinturas em calçadas, jogos e letras de músicas pintadas pelas ruas de um bairro são ações pensadas para crianças, mas com benefícios para todos. Os adultos também voltam a ser crianças, se divertem e interagem com a cidade de forma mais intensa. Intervenções criativas, mobiliário urbano em espaços públicos, calçadas largas e seguras são pilares de cidades mais sustentáveis.

Cidades sob a perspectiva dos 95 cm

Permitir que os pequenos cidadãos circulem e participem do espaço público

A curiosidade infantil e o privilégio de experimentar o mundo pela primeira vez dão às crianças uma perspectiva interessante sobre o mundo, mas também cheia de desafios e perigos. Famílias que estão em cidades se beneficiam muito quando há mais e melhores serviços, melhor transporte e oferta de espaços verdes, seguros e limpos para que crianças pequenas brinquem e as comunidades se integrem.

Mas é importante destacar que um design urbano centrado nas famílias não deve apenas significar construir mais parquinhos. As famílias são desafiadas de forma desproporcional por um sistema de transporte falho, áreas com poucos serviços básicos e pouca área verde no território urbano. Um planejamento e um design urbano cuidadoso podem ter um papel importante para dar às crianças um bom começo de vida, além de aumentar a resiliência climática, gerar enormes benefícios econômicos e oferecer uma plataforma para investimentos que tendem a unir forças políticas.

São exemplos de perspectivas sobre o espaço urbano que priorizam a primeira infância e o olhar das crianças sobre o mundo:

  • Bairros caminháveis e de uso misto, que forneçam as necessidades básicas de uma família jovem dentro de um raio de 15 minutos;
  • Espaços públicos verdes perto de casa com comodidades para os cuidadores e que permitam que crianças pequenas explorem com segurança;
  • Rotas seguras para diferentes meios de transporte que tornem o deslocamento das famílias com crianças pequenas fácil, seguro, acessível e agradável; 
  • Bairros com níveis seguros de qualidade do ar e pouca poluição sonora. Uma vida comunitária animada que contribua para o bem-estar da família.

A Rede Urban95 Brasil 

Programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos 

A iniciativa Urban95 apoia os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais. 

Integram a rede Urban95 Brasil 24 municípios. Em fase avançada de mobilização há: Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Brasileia (AC), Campinas (SP), Caruaru (PE), Crato (CE), Fortaleza (CE), Ilhéus (BA), Jundiaí (SP), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Recife (PE) e São Paulo (SP). E em fase de integração há: Alcinópolis (MS), Alfenas (MG), Benevides (PA), Canoas (RS), Cascavel (PR), Mogi das Cruzes (SP), Paragominas (PA), São José dos Campos (SP), Sobral (CE), Teresina (PI) e Uruçuca (BA).