Primeira infância e espaços públicos

07/10/2021 Blog

Estratégias de acesso ao espaço público, como meios de transporte seguros e um planejamento de bairro que considere as famílias, apoiam um desenvolvimento infantil pleno, já que os bebês e crianças pequenas dependem de um ambiente limpo, saudável e estimulante. São também formas de garantir aos pequenos alguns direitos básicos de todos os que vivem nas cidades, como infraestrutura urbana, serviços públicos e lazer. O acesso à cidade contribui ainda para a construção de um pertencimento e sentimentos de comunidade, em que todos são agentes no território.

Para os bebês e crianças pequenas, o acesso aos espaços públicos está diretamente relacionado com a segurança, conforto e bem-estar que o território oferece aos olhos dos cuidadores, já que as crianças não circulam sozinhas pela cidade. Calçadas largas e bem iluminadas, travessias viárias seguras e a presença de bancos, banheiros e espaços de descanso ao longo das rotas urbanas também apoiam as famílias a ocuparem os espaços públicos.

O design urbano para famílias também considera a perspectiva de bairros, onde as famílias podem realizar suas principais atividades a pé. Um bairro que ofereça fácil acesso e promova a utilização de serviços essenciais com uma viagem curta (15 minutos) e acessível em custo vai beneficiar diretamente os primeiros anos de vida da criança, ou seja, a primeira infância. Um bairro que proporcione uma comunidade animada, solidária e segura e um entorno confortável e estimulante para o desenvolvimento de crianças pequenas e para o bem-estar de seus cuidadores. 

As ruas, calçadas, praças e parques públicos permitem trocas e a criação de vínculos com a cidade e entre a comunidade. Como desbravadoras natas, as crianças estão constantemente testando e aprendendo quando interagem com o espaço e pessoas ao seu redor, e as mais simples experiências podem significar muito para seu desenvolvimento. Defendemos a promoção de lugares seguros, acessíveis, confortáveis e estimulantes para bebês, crianças e seus cuidadores e cujo uso seja promovido ativamente com o objetivo de maximizar a frequência, qualidade e intensidade de interações positivas entre crianças e seus cuidadores.

Crianças e o acesso à cidade

Cuidando daqueles que vivenciam a cidade de formas diferentes

Atualmente, mais de um bilhão de crianças moram em cidades. Cidades podem ser lugares maravilhosos para crescer, mas também podem apresentar sérios desafios para a saúde e o bem-estar de bebês, crianças pequenas e das pessoas que cuidam deles – que vão da escassez de espaços na natureza e de lugares seguros para brincar, poluição do ar e congestionamentos de tráfego ao isolamento social. Ao mesmo tempo, a urbanização está crescendo tão rapidamente que as cidades representam uma oportunidade única para ajudar bebês e suas famílias a prosperarem. 

Para o desenvolvimento cerebral máximo, crianças pequenas precisam de uma alimentação saudável, proteção e – decisivamente – muitas oportunidades de brincar e de serem amadas. Isso significa que bebês e crianças pequenas precisam de cidades com espaços seguros e saudáveis, onde os serviços essenciais sejam de fácil acesso, que permitam interações afetuosas frequentes e responsivas com adultos carinhosos e que ofereçam um entorno seguro e fisicamente motivador para brincar e explorar.

As cidades podem incentivar o acesso dos bebês, crianças pequenas e cuidadores ao espaço público de diversas maneiras, inclusive com intervenções práticas para transformar o espaço urbano considerando um design urbano para famílias. Um desafio é propagar esses princípios de design para que eles exerçam mais impacto sobre áreas mais vulneráveis. Urbanistas e designers podem apoiar um desenvolvimento infantil saudável criando e instalando espaços que facilitem o bem-estar da criança e do cuidador e que promovam comportamentos positivos de cuidado.