Uma fase privilegiada para o desenvolvimento de cérebros
A maior parte do desenvolvimento do cérebro das crianças ocorre no primeiro ano após o nascimento. A arquitetura do cérebro nos primeiros anos é moldada principalmente pelas interações entre a criança e seu cuidador. As conexões neurais são construídas e fortalecidas no cérebro da criança quando um adulto reage a um gesto ou choro com palavras, abraços e contato visual, apoiando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais dos pequenos.
A ausência de relações receptivas é uma séria ameaça ao desenvolvimento e bem-estar de uma criança. Como o desenvolvimento da primeira infância é identificado como um alvo importante da agenda de desenvolvimento global, é necessário indicadores confiáveis para medir os marcos do desenvolvimento infantil em cada etapa. Especialmente nos primeiros dois meses, as relações de cuidado e afeto vão interferir diretamente nas capacidades emocionais futuras das crianças.
Os primeiros mil dias
Um bebê realiza um milhão de conexões neurais por segundo, média que em nenhum outro momento da sua vida será retomada
As bases da saúde e do bem-estar do adulto são construídas no período pré-natal e nos primeiros 1000 dias da primeira infância, quando o cérebro se desenvolve mais rapidamente e as experiências positivas e negativas são mais impactantes. Especialmente durante seu primeiro ano de vida, os marcos do desenvolvimento infantil se relacionam com a capacidade de perceber-se e também o mundo, de criar vínculos afetivos e com os primeiros passos do desenvolvimento motor.
Os avanços científicos mostraram que as consequências das adversidades precoces, como deficiências nutricionais e estresse excessivo, podem durar por toda a vida e na geração subsequente, aumentando o risco de doenças crônicas, desafios socioemocionais e dificuldades econômicas. As evidências também demonstraram que intervenções precoces podem mitigar os efeitos de tais adversidades, permitindo que crianças pequenas desenvolvam resiliência, apesar das circunstâncias difíceis.
Serviços públicos na primeira infância
Pesquisadores estão cada vez mais convencidos sobre os efeitos das primeiras experiências no desenvolvimento das crianças
Gestores e planejadores urbanos podem garantir que bebês, crianças e cuidadores tenham acesso a exames, vacinas e a checagem de peso e altura em função da idade correta de forma sistemática e interligada com outros serviços. Assim, há a possibilidade de intervir em casos de vulnerabilidade, garantindo que a criança não perca as metas de desenvolvimento próprias de sua idade. O acesso a serviços públicos é um indicador importante para alcançar famílias mais necessitadas.
As cidades contribuem para o desenvolvimento adequado dos marcos da primeira infância ao oferecer ambientes receptivos, com possibilidades de interação e aprendizagem. Parques, praças, caminhos seguros e lúdicos são algumas das iniciativas de cidades amigas da criança. O ambiente urbano é o primeiro espaço de exploração infantil ao sair do espaço da casa, sendo importante para criar laços de pertencimento e vizinhança.
Crédito da foto: Bebeteca em Cascavel (PR). Fotos por Paulo Edison.