A importância das brincadeiras na primeira infância

16/12/2021 Blog, Brincar

Brincar é uma atividade universal e tem função crucial no desenvolvimento e capacidade de aprendizado de uma criança. A organização cultural de uma sociedade pode influenciar os tipos de brincadeiras que as crianças experimentam, onde e com quem essas atividades acontecem. Sob o ponto de vista das crianças, a importância do brincar na primeira infância se relaciona com sua liberdade de experimentar o mundo e a possibilidade de escolher seus amigos.

As brincadeiras na primeira infância trazem benefícios sociais, emocionais e cognitivos. Os bebês aprendem sobre eles próprios e sobre o mundo com interações lúdicas e brincadeiras simples com seus pais e cuidadores. Como os excelentes observadores que são, beneficiam-se de brincadeiras de imitação, que tendem a criar interesse por parte dos pequenos. As crianças pequenas têm nas brincadeiras elementos de interação que são impulsos importantes para seu desenvolvimento físico e social ao inventar brincadeiras, dividir objetos e se relacionar por meio de jogos e brincadeiras.

Do faz de conta à ciência

Os bebês e crianças pequenas são os mais criativos exploradores 

As brincadeiras de faz de conta, por exemplo, dão a base para o desenvolvimento de habilidades de empatia, a capacidade de colocar-se no lugar do outro, de planejar em grupo e de autorregulação. As brincadeiras na primeira infância se relacionam com movimento e criatividade e, especialmente quando sob a supervisão de um adulto, introduzem as crianças a novas linguagens e experiências intelectuais.

Pesquisas já demonstraram que a liberdade de explorar, descobrir e ser inventivo é a base intelectual que vai permitir sua escolarização, seu interesse pela ciência e a descoberta do mundo ao seu redor. Durante os primeiros anos de vida, a exploração do mundo se dá de forma prática, com as mãos na terra e a descoberta de sua vizinhança, seu bairro e sua cidade. Para tal, é importante que as cidades invistam em espaços adequados para o brincar na primeira infância e que a comunidade se aproprie dos espaços lúdicos coletivos.

Cidades que proporcionam oportunidades de brincar são melhores para as crianças pequenas e seus cuidadores

As possibilidades de exploração interativa e brincadeiras ajudam a moldar a experiência no território 

Apesar de sua importância para a saúde, bem-estar e desenvolvimento cognitivo, as brincadeiras na primeira infância raramente são levadas a sério pelos gestores, planejadores urbanos, governos e tomadores de decisão. Seja por omissão ou desconhecimento sobre a importância do brincar na primeira infância livre e interativo. Mesmo que as crianças pequenas não percam sequer uma oportunidade de explorar o seu entorno em busca de opções de brincadeiras, é importante que os espaços disponíveis para elas sejam limpos, seguros, acessíveis e cercados de oportunidades interativas.

Para que as crianças possam correr, brincar, explorar, imaginar e se sujar, os pais e cuidadores devem sentir que o espaço da cidade é adequado para sua idade e receptivo com suas necessidades específicas. E para que a brincadeira das crianças já em idade escolar não se circunscreva ao aprendizado curricular, é fundamental que as cidades apostem em espaços públicos verdes, onde as crianças possam ter contato com a natureza e elementos naturais, compartilhando experiências criadas com outras crianças da vizinhança. A cidade pode convidar ao brincar na primeira infância com benefícios para todos.

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