Utilização de Serviços

Apoiar programas e políticas que informem os pais e cuidadores sobre o desenvolvimento da primeira infância e compartilhem estratégias e boas práticas para o desenvolvimento infantil.

As crianças e seus cuidadores estão tendo acesso a serviços públicos básicos na cidade? Mulheres grávidas, crianças pequenas e cuidadores precisam de alguns serviços mais frequentemente que outros grupos, como cuidados médicos primários, creches e espaços públicos.

A habilidade de usufruir de serviços no ambiente urbano, como espaços públicos e meios de transporte, geralmente é afetada pela forma com que diferentes grupos da sociedade, como homens e mulheres, são tratados.

Uma vez que cuidadores com crianças pequenas estão entre os grupos mais vulneráveis, focar no uso que eles dão aos serviços é útil para garantir que as políticas da cidade promovam ativamente um acesso justo a seus recursos urbanos de forma geral.

Por que focar nisso?

Famílias precisam de apoio para proporcionar um cuidado encorajador e responsivo a crianças pequenas. Se (e como) os cuidadores utilizam os serviços públicos, nos informa tanto sobre sua oferta pelo município quanto sua efetividade na adesão e envolvimento dos cuidadores nas políticas locais. 

Avaliar as várias barreiras enfrentadas por diferentes subgrupos de cuidadores ao terem acesso aos serviços é vital, pois permite mais considerações sobre as intervenções adicionais necessárias para apoiar os mais vulneráveis. 

Crianças que não podem usufruir dos serviços públicos em sua totalidade perdem oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem nesses anos tão fundamentais para o crescimento humano, reforçando um ciclo de desigualdade e exclusão social.

O que as cidades podem fazer?

O acesso a serviços de primeira infância passa por saneamento adequado, cuidados de saúde, assistência social, habitação e outras agendas da gestão pública. As cidades também podem apoiar programas e políticas que informem os pais e cuidadores a respeito da primeira infância e compartilhem informações sobre o desenvolvimento infantil, reforçando a ideia de uma cidade para crianças.

Um planejamento que considera a perspectiva de bebês e crianças é transversal a todas as áreas da administração pública e tem como objetivo central a construção de cidades mais amigáveis para as crianças e onde possam se desenvolver plenamente.

Vontade política é fundamental

Para atender às necessidades de crianças pequenas, as cidades devem investir na colaboração eficaz entre os órgãos municipais – responsáveis pelas políticas de saúde, educação, assistência social, pelo planejamento, meio ambiente e mobilidade – o que requer uma liderança engajada, equipe dedicada e dados compartilhados. 

Envolver a comunidade é necessário para obter o apoio público e encorajar um maior uso e manutenção do espaço coletivo. É a comunidade que melhor conhece suas demandas e dificuldades, sendo fundamental no controle social da gestão urbana.

Boas Práticas e ideias inspiradoras para aprimorar a utilização de serviços