Notícias e artigos
27.08.2021
Qual é a idade da primeira infância?
O início da vida é o momento mais importante na formação de uma criança. Entenda mais sobre a idade da primeira infância.
É considerado primeira infância o período que vai da gestação aos 6 anos de idade (idade da primeira infância), quando as crianças têm suas primeiras experiências, o primeiro contato com o mundo e outras pessoas. As primeiras fases da vida são as mais ricas para o aprendizado e desenvolvimento de um ser humano, pois ainda somos maleáveis e completamente influenciáveis. Como “esponjas” do ambiente, os bebês e crianças pequenas dependem totalmente de seus cuidadores para atingirem seu pleno desenvolvimento.
A sociedade também pode contribuir para a oferta de melhores ambientes para que as crianças cresçam saudáveis e felizes, e não há melhor janela de oportunidade para os governos gerarem impactos duradouros em sua saúde e bem-estar físico e mental, capacidade de aprendizagem e potencial produtivo no futuro. Além disso, os investimentos no desenvolvimento infantil, especificamente na primeira infância, proporcionam retornos exponenciais e estabelecem as bases para uma sociedade próspera e pacífica.
Desenvolvimento na primeira infância
O cérebro dos pequenos exploradores
1 milhão de sinapses se formam por segundo no cérebro de uma criança pequena, fazendo da primeira infância o momento ideal para oferecer experiências de aprendizagem ricas e oportunidades para exploração dos espaços. Os bebês e crianças pequenas podem ser considerados os melhores cientistas do mundo, sempre em busca das experiências práticas e experimentações diante da realidade.
Durante as primeiras fases (fases da primeira infância), contamos com nossos cuidadores para ter acesso aos benefícios da aprendizagem, cuidados com a saúde e estímulos responsivos. Essas relações começam em casa com pais e outros membros da família, como avós e irmãos. Esses cuidadores são responsáveis pela segurança e saúde da criança, assim como pelo que ela come e por sua percepção do mundo.
Quando pais e outros cuidadores conversam, cantam e brincam com seus bebês, eles os ajudam a construir um cérebro saudável e programado para aprender e interagir com os outros. Estudos mostram que um cuidado afetuoso, estimulante e responsivo é um dos melhores indicadores de que essas crianças serão bem-sucedidas na escola e adultos mais felizes e mais saudáveis. As cidades podem ajudar os cuidadores nessas tarefas.
Descubra a Importância do Brincar no Desenvolvimento Infantil